Já ouviu falar sobre os 10 passos de beleza das coreanas? Vem conhecer!!

Se você se interessa – mesmo que minimamente – por cuidados com a pele, provavelmente já ouviu falar sobre os “10 passos de beleza das coreanas”.

O assunto tem dominado os sites especializados em todo o mundo e muita gente já tem se esforçado para incorporar pelo menos uma parte deles na rotina diária.

Mas, se você ficou com dúvidas ou ainda não conhece nada sobre o assunto, a gente te explica de forma bem simples como funciona o processo e conta se todos os passos devem mesmo ser seguidos à risca todos os dias.

 

Afinal de contas, como tudo isso começou?

Bom, a Coreia é mundialmente conhecida pela excelente qualidade de seus produtos de cuidados com a pele. E a junção desses produtos com a longa tradição das coreanas de se cuidarem – muito!! – fez com que o restante do mundo começasse a perceber que a pele impecável delas não era só uma questão genética: tinha um segredo ali que precisava ser desvendado e compartilhado com o ocidente.

Foi aí que descobriram a tal rotina de 10 passos.

 

Mas precisa de 10 passos mesmo?

Num primeiro momento, quando você ouve falar em 10 passos diários, você logo pensa que é impossível cumprir todas as etapas todos os dias. De fato. Com a vida cada vez mais agitada e corrida, se você consegue lavar, hidratar e passar o protetor solar todos os dias, já merece nossos parabéns. Mas, levando-se em conta que os 10 passos não precisam ser feitos todos os dias e que a quantidade de produtos “multiuso” já é bem satisfatória hoje em dia, dá para reduzir esses passos e transformá-los em uma rotina bem acessível. Principalmente se você gosta do assunto e se importa em ver sua pele bem cuidada e esbanjando saúde por aí.

 

Confira o passo a passo recomendado pelas coreanas:

1) Removedor de maquiagem a base de óleo – esse primeiro passo só será utilizado a noite, quando você estiver limpando a sua pele antes de dormir. Os produtos à base de óleo ajudam a quebrar e remover toda a maquiagem, restos do filtro solar e sujeira que se acumula ao longo do dia.

2) Espuma de limpeza / sabonete a base de água – Uma segunda limpeza garante que qualquer sujeira e maquiagem restantes sejam removidas e que seu rosto esteja realmente limpo. Ainda ajuda a remover o óleo que possa ter ficado da primeira etapa de limpeza.

3) Esfoliante – usado duas a três vezes por semana, apenas, para remover a pele morta. A esfoliação, aliada às etapas de limpeza detalhadas acima, ajuda a maximizar o efeito dos tratamentos a seguir.

4) Tônico facial – Depois de finalizado o processo de limpeza, é fundamental equilibrar o pH da sua pele, preparando-a para aproveitar todos os benefícios dos produtos.

5) Essência – Apontado como uma das etapas mais importantes, é também a mais difícil de ser realizada no Brasil, graças a pouca quantidade de produtos com essa formulação disponível no mercado. Trata-se de uma fórmula aquosa, mas concentrada, que promove uma taxa de renovação celular mais rápida, o que ajuda a prevenir rugas e envelhecimento. Por aqui, os séruns podem ser bons substitutos, graças a sua textura mais leve.

6) Tratamentos – Agora é a hora de apostar em produtos mais concentrados, que contenham ingredientes ativos e atuem em problemas específicos (antirrugas, clareadores, firmadores, etc).

7) Máscaras – As mais usadas pelas coreanas são as “sheet masks”, aquelas máscaras de papel ou tecido que devem ser deixadas na pele por aproximadamente 20 minutos. Se você não costuma usar, pode recorrer a sua máscara de preferência. A única recomendação é que a escolha seja feita por produtos que não precisem ser removidos, caso contrário, todas as etapas realizadas até agora terão ido por água abaixo. Além disso, essa etapa também não precisa ser feita todos os dias. Duas vezes por semana já é o suficiente, principalmente à noite!

8) Creme para os olhos – Pele do rosto devidamente cuidada, é hora de dar atenção especial para a área dos olhos. Produtos que combatam as olheiras, linhas finas ou simplesmente hidratantes são fundamentais, já que possuem formulações desenvolvidas especialmente para essa área, que é mais fina e sensível do que o restante do rosto.

9) Hidratante – Dispensa apresentações, certo? O penúltimo passo é hidratar a pele e ajudar a reter sua umidade.

10) Protetor solar – Para a rotina da manhã, o último passo é a aplicação do filtro solar, que protege a pele dos raios solares e previne o envelhecimento prematuro.

 

Embora pareça assustador de início, lembre-se que você raramente passa pelas dez etapas todas as noites e todas as manhãs. Por exemplo, você não quer esfoliar sua pele em excesso, ou seja, a cada dois ou três dias é suficiente para a maioria das pessoas; limpadores à base de óleo são desnecessários pela manhã, já que, se você fez a limpeza direitinho na noite anterior, não tem nada pesado que você precise remover; e você também não precisa de protetor solar à noite, assim como não precisa fazer a etapa da máscara antes de ir trabalhar. Logo, se você analisar friamente, verá que não é tão demorado assim.

E lembre-se que, uma vez que você entra na rotina na maioria das noites, pular de vez em quando (ou deixa-la mais leve de manhã) já é melhor do que não fazer em horário nenhum =)

E aí, o que achou? Já segue alguns desses passos no seu dia a dia? Vai incorporar os restantes?

Compartilhem o resultado com a gente!!

Deixe seu comentário!


Telefone / Fax: +55 (11) 4671-9200

Telefone: 0800 940 3210

E-mail: [email protected]

%d blogueiros gostam disto: