Cosméticos naturais, orgânicos e veganos – entenda melhor esta tendência

Você já notou que os cosméticos naturais, orgânicos e veganos vem ganhando espaço nas farmácias e perfumarias? Esta já é uma tendência bem consolidada no mercado europeu e vem se tornando comum em outros mercados de forma consistente. Nada mais sensato repensarmos quais cosméticos queremos usar. E mais: repensarmos como reduzir os impactos socioambientais causados pela fabricação dos produtos até o descarte das embalagens.

 

A escolha green beauty

O crescente interesse dos consumidores por esses produtos amplia o conceito de green beauty. Para definir o conceito, fabricantes e consumidores utilizam uma combinação de três abordagens: certificação, ingredientes e posicionamento ético, porém, não há uma definição padronizada e globalmente aceita.

Consumidores estão dando preferência aos produtos naturais por diversos motivos, entre eles, pela percepção de serem mais saudáveis e seguros ou por serem menos agressivos ao meio ambiente. Tal demanda tem sido reforçada por novas tendências comportamentais, como a do consumo ético, de estilo de vida saudável e consciente.

O mercado de cosméticos naturais, orgânicos, veganos e sustentáveis no Brasil, apesar de ainda pouco expressivo, tem um potencial de crescimento surpreendente.

É importante não confundir cosméticos inspirados na natureza com cosméticos naturais, orgânicos e/ou veganos. Quando o percentual desses ingredientes não está claro na composição e no rótulo, o foco do produto está apenas no apelo verde.

 

As certificações

As certificações dos cosméticos naturais e orgânicos existentes adaptam os conceitos acima para os produtos, definindo critérios específicos e permitindo o desenvolvimento responsável que efetivamente atende à demanda por cosméticos naturais.

Uma das principais certificações e diretrizes seguidas pela indústria cosmética é a Ecocert, um órgão certificador para desenvolvimento sustentável, de origem francesa, e foi o pioneiro na definição de padrões para cosméticos naturais e orgânicos. O selo nacional IBD também atesta cosméticos com ingredientes orgânicos.

As certificações são importantes como forma de garantia aos consumidores.

 

Principais definições

Vegano: relativo ao veganismo, à ideologia que defende a não utilização de produtos de origem animal (mel, leite, cera de abelha, lanolina, colágeno) ou se opõe a qualquer atividade em que haja exploração animal (incluindo não fazer testes em animais).

Natural: são produtos que têm de 5% (certificação IBD) a 50% (Ecocert) de seus ingredientes orgânicos. O restante pode ser água + matérias-primas naturais (vegetal, animal, marinho e mineral).

Orgânico: ter pelo menos 95% de matérias-primas certificadas orgânicas (cultivadas sem agrotóxicos e sem interferência no ecossistema).

Estas definições permitem ao consumidor entender as diferenças de produtos existentes no mercado e fazer escolhas mais conscientes. Apesar de ser uma tendência recorrente, apresenta conceitos complicados e que geram muita desinformação. Natural por si só não é sinônimo de sustentável ou seguro.

O desafio das indústrias e farmácias é promover cada vez mais soluções que vão ao encontro dos conceitos descritos e ainda esclarecer os consumidores sobre as diferenças e benefícios de cada tipo de produto.

 

A Vepakum Farma no caminho certo

A Vepakum Farma conta com vários insumos em seu portfólio dentro do conceito green beauty. Destacamos abaixo dois produtos que possuem certificação Ecocert, além de vários estudos de eficácia e segurança:

Defensil® Plus: possui ingredientes ativos vegetais capazes de controlar os processos inflamatórios cutâneos em peles irritadas, sensíveis e com doenças cutâneas, reduzindo o prurido, a vermelhidão, e prevenindo envelhecimento.

Liftonin® Xpert: ativo inovador, obtido a partir de folhas vegetais, que restabelece o equilíbrio entre a decomposição e reconstrução da estrutura dérmica, promovendo colágeno de alta qualidade para a pele.

Deixe seu comentário!



Endereço:

Av. Jabaquara 1771 – Saúde

São Paulo / SP

Telefone / Fax: +55 (11) 3508.0300

Telefone: 0800 940 3210

E-mail: [email protected]

%d blogueiros gostam disto: