Fatores de Crescimento: inovação no mercado cosmético e dermatológico

Os Fatores de Crescimento são proteínas (citocinas), produzidos naturalmente pelo organismo humano, estas são responsáveis principalmente pela comunicação celular além de participarem ativamente da migração e proliferação celular.

Graças as suas mais diversas indicações e a possibilidade de se combinar diferentes tipos de fatores de crescimento, com ação sinérgica em uma mesma formulação, eles se tornaram uma solução revolucionária, tecnológica e extremamente eficaz para diversas formulações cosméticas e dermatológicas.

Desde tratamentos anti-aging para a diminuição de rugas e linhas de expressão, formulações reepitelizantes para a utilização em pós procedimentos cirúrgicos ou de peelings e lasers, formulações para o aumento do crescimento e da densidade capilar, à formulações para cicatrização de feridas como úlceras de decúbito ou varicosas, são apenas algumas das finalidades nas quais os fatores de crescimento podem ser aplicados.

Originalmente, os fatores de crescimento são produzidos a partir da técnica de convencional de proteínas recombinantes. Um sequenciamento específico de aminoácidos é inoculado na bactéria E. coli (Escherichia coli), que através de um processo de fermentação, isolamento e purificação produz os Fatores de Crescimento. Porém, a superexpressão de proteínas eucarióticas recombinantes no citoplasma de E. coli frequentemente demanda a formação de pontes dissulfeto e modificações pós-traducionais, para alcançar uma conformação igual à nativa e biologicamente ativa, muitas vezes levando à deposição de proteínas na forma inativa de agregados insolúveis, conhecidos como corpos de inclusão. Além disso, o uso de promotores fortes e altas concentrações de indutores permitem uma superprodução de proteína, que algumas vezes pode exceder 50% do total das proteínas bacterianas. Nestas condições, o dobramento correto da proteína é prejudicado.

Sendo assim processos adicionais são necessários para tornar esta proteína inativa em proteína biologicamente ativa, processos como o correto dobramento da proteína em sua forma ativa podem ser obtidos a partir dos corpos de inclusão por completa desnaturação, seguida de renaturação in vitro. Porém Por consumir muito tempo e frequentemente produzir baixas quantidades da proteína ativa, este processo todo não é tão simples de ser realizado e não garante que o material obtido esteja em sua forma bioativa.

Além desse método convencional de se produzir fatores de crescimento, existe hoje um método ainda mais eficaz…

 

Vexpress® Technology: a última geração de produção em Fatores de Crescimento

Diferente da tecnologia empregada nos fatores de crescimento tradicionais, onde a proteína é sintetizada a partir da E.Coli diretamente em sua forma bioativa, garantindo maior eficiência com aproximadamente 95% de bioatividade comprovada, destacando-se dos fatores tradicionais, onde não há garantias de bioatividade.

Além disso, são nanolipossomados à baixas temperaturas, o que mantém a sua atividade biológica, mesmo durante o processo de lipossomização. Seus nanolipossomas padronizados a +/- 100 nanômetros, assegurando maior eficiência na penetração cutânea.

 

BIO•FATORES: Fatores de Crescimento com a Vexpress® Technology

A Vepakum Farma em parceria com a sul-coreana PNP Biopharm trouxe com exclusividade para o Brasil os BIO•FATORES, os fatores de crescimento com a exclusiva Vexpress® Technology.

Confira os fatores de crescimento disponíveis em nossa linha:

– BIO•aFGF (Fator de Crescimento Fibroblástico Ácido): Ação regeneradora eficiente em feridas decorrentes de fragilidade vascular, por promover a formação de novos vasos sanguíneos e a estimulação de células epiteliais. Estimula o crescimento e a prevenção da descoloração capilar.
– BIO•IGF (Fator de Crescimento Insulínico): Ação cicatrizante através do estímulo da papila dérmica. Estimula a bainha externa da raiz capilar, evitando a entrada do folículo em fase telógena, promove o crescimento saudável dos fios.
– BIO•VEGF (Fator de Crescimento Vascular): Ação angiogênica, aumenta o suprimento de oxigênio e nutrição vascular. Promove o crescimento capilar por aumentar o tamanho dos folículos revertendo a atrofia folicular induzida por DHT.
– BIO•TGFβ3 (Fator de Crescimento Transformador β3): Ação regeneradora e protetora da pele por atuar na síntese da matriz extracelular.

 

BIO•FATORES termoestáveis

Uma novidade no mercado mundial, são os fatores de crescimento termoestáveis. Até então, pelo método de produção tradicional, não era possível produzir fatores de crescimento que permanecessem estáveis mesmo à altas temperaturas.

Graças a tecnologia sul-coreana Vexpress® Technology, hoje é possível produzir fatores de crescimento resistentes a temperaturas de até 80°C, o que abre portas para indústrias produzirem produtos cosméticos e dermatológicos em larga escala economizando tempo e diminuindo os custos da produção.

Essa tecnologia rendeu a PNP Biopharm alguns prêmios em 2019 com os fatores:

– BIO•EGF (Fator de Crescimento Epidermal): Ação reepitelizante e cicatrizante por estimular a diferenciação de queratinócitos. Também indicada para tratamento rejuvenescedor e antirrugas.
– BIO•bFGF (Fator de Crescimento Fibroblástico Básico): Ação reepitelizante e cicatrizante por estimular a síntese de matriz extracelular através da sinalização de fibroblastos. Aumento da síntese de colágeno e elastina sendo um excelente rejuvenescedor.

*A Vepakum Farma distribui os BIO•FATORES com exclusividade em todo o território nacional para indústrias cosméticas e farmácias com manipulação.

Deixe seu comentário!



Publicado em:

janeiro 15, 2020

Compartilhar

Endereço:

Av. Jabaquara 1771 – Saúde

São Paulo / SP

Telefone / Fax: +55 (11) 4671-9200

Telefone: 0800 940 3210

E-mail: [email protected]

%d blogueiros gostam disto: