Mãos, pés, cotovelos e joelhos ressecados? Veja como lidar com esse problema

As áreas mais expostas do corpo, como mãos, pés, cotovelos e joelhos tendem a ficar mais ressecadas e escurecidas. Em casos de ressecamento mais intensos, essas áreas tendem a coçar, descamar e ficar com uma aparência esbranquiçada, que incomoda, e muito, na hora de exibir o corpo. No entanto, é possível amenizar esses efeitos e conquistar uma pele macia, com ajuda de cuidados diários.

 

Por que algumas regiões específicas do corpo costumam ser mais ressecadas?

Áreas do corpo como mãos, cotovelos, joelhos e pés costumam ser as mais ressecadas por se tratar de regiões expostas aos efeitos externos e muito afetadas pelas temperaturas baixas, vento, redução da umidade ou calor e suor em excesso. Partes do corpo como joelhos e cotovelos, por exemplo, são áreas de dobras e de apoio. Assim, sofrem mais atrito e traumas ao longo do dia, necessitando de cuidados especiais. Por esse motivo, essas áreas precisam de uma hidratação diária para evitar o aspecto envelhecido.

 

Qual a importância de hidratar as áreas mais ressecadas do corpo?

O primeiro passo para manter mãos, pés, cotovelos e joelhos hidratados é investir na hidratação diária da pele, principalmente, à noite. O período de sono é ideal para apostar em uma nutrição mais intensa, já que nesse momento o corpo fica mais suscetível à penetração dos dermocosméticos.

O cremes, loções e óleos corporais também ajudam a pele dos joelhos e cotovelos a ficar mais hidratada e macia. Eles podem ser aplicados várias vezes ao dia, e não devem ser esquecidos após a esfoliação, para acalmar a pele que pode ter ficado vermelha ou sensível após a técnica.

Essas áreas, naturalmente, produzem menos glândulas sebáceas, e as emulsões hidratantes e o óleo ajudam a devolver os nutrientes da pele, além de acabar com o aspecto endurecido.

 

Além da hidratação, quais são os cuidados necessários para a pele ressecada?

1. Evitar o uso de sabonetes antissépticos e banhos quentes

Eles pioram o ressecamento da pele e removem a barreira de proteção do corpo, principalmente quando somados ao atrito de esponjas. A utilização excessiva de álcool gel nas mãos, por exemplo, também coopera para deixar a pele mais seca.

2. Uso de protetor solar

O uso de proteção solar evita o escurecimento de joelhos e cotovelos, além de seu uso ser imprescindível durante todo o ano na prevenção contra o câncer de pele e manchas solares, que são muito comuns nas mãos. E como os joelhos e os cotovelos são áreas que não costumam ser lembradas na hora da aplicação do protetor solar, principalmente no dia a dia, podem acabar ficando secas e até escurecidas. A dica é criar o hábito de aplicar o produto diariamente nessas áreas, escolhendo um filtro solar corporal que tenha textura cremosa, para que a pele seja hidratada ao mesmo tempo.

3. Esfoliação da pele

Uma outra dica é fazer esfoliação da pele, uma vez por semana, para retirar as células mortas e as partículas esbranquiçadas da pele causadas devido a coceira.

Vale usar um esfoliante corporal que tenha uma textura hidratante para não ressecar ainda mais a pele dessas áreas. Aplique o produto nos joelhos e nos cotovelos com movimentos circulares. A técnica de esfoliar os joelhos e os cotovelos deixa a pele mais fina, renovada e, consequentemente, mais clara e uniforme ao longo do tempo.

 

 

Deixe seu comentário!


Publicado em:

outubro 10, 2018

Compartilhar

Telefone / Fax: +55 (11) 4671-9200

Telefone: 0800 940 3210

E-mail: [email protected]

%d blogueiros gostam disto: