6 vilões da alimentação para as estrias e celulites

Sendo uma das maiores preocupações estéticas no Brasil e no mundo, as estrias e as celulites são um problema na vida da maioria das mulheres.

As estrias ocorrem a partir de um rompimento das fibras de colágeno, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. Quando a pele passa por um estiramento rápido, que pode ser gerado por um crescimento abrupto, gravidez, ganho de peso ou até mesmo implantes de silicone, essas fibras se rompem, dando origem as estrias.

Já a celulite ocorre através do acúmulo de gordura localizada, retenção de líquidos e toxinas presentes no tecido adiposo. Isso faz com que o sangue fique viçoso e ocorram problemas circulatórios na região, provocando uma inflamação. O excesso de colágeno produzido para conter essa inflamação acaba agrando o quadro, criando nódulos e ondulações. Problemas hormonais, sedentarismo, fatores genéticos e o sobrepeso, também são outros fatores que podem contribuir para a celulite.

Mas você sabia que pode evitá-las moderando o consumo de certos alimentos. Veja a lista abaixo:

 

1. Açúcar e doces:

A questão aí é o autocontrole! O problema não são os doces por si só, mas sim o exagero no consumo.

Mesmo sendo essencial para o fornecimento de energia no corpo humano, o açúcar presente nos doces, quando consumido em excesso, é armazenado em forma de gordura, agravando as celulites e as estrias.

 

2. Farinha branca:

Seguindo a mesma premissa do item anterior, produtos provenientes da farinha branca, como pães, massas, bolos e afins são transformados rapidamente em açúcar no organismo. Como alternativa, busque sempre produtos integrais.

Não se esqueça de que o arroz branco também segue incluso nessa lista. Cuidado com os excessos!

 

3. Frituras:

Frituras são nada mais nada menos do que o que??? GORDURAS!

Sim, tome cuidado na ingestão desses alimentos! A gordura proveniente deles é rapidamente absorvida pelo organismo e acumulada no tecido adiposo. Além disso, alimentos ricos em gorduras saturadas e gordura trans estimulam os processos inflamatórios da pele, agravando ainda mais os casos de celulite e estrias.

 

4. Alimentos Processados e ricos em sódio:

O Sal, se não consumido moderadamente, provoca a retenção de líquidos, favorecendo o aparecimento da celulite. O sal ainda resseca a pele, dificulta a sua regeneração e facilita o surgimento das estrias. A Recomendação diária de sal fica em torno de 2g, já inclusos também o sódio contido em alimentos industrializados.

Os alimentos processados contêm quantidades significativas dos 3 maiores vilões da saúde da pele: açúcares, gorduras e sal(sódio), já citados nos itens acima. Portanto, fuja dos industrializados e procure consumir mais alimentos de origem natural.

 

5. Lactose:

Muito cuidado com alimentos como: leite, queijo, iogurte, requeijão. Esses alimentos são ricos em lactose, que por sua vez, tem um efeito muito parecido com o sal no organismo, facilitando a retenção de líquidos. Então, consuma com moderação.

Como alternativa, o mercado disponibiliza versões ZERO LACTOSE desses alimentos.

 

6. Álcool:

Um grande inimigo não só da pele, mas da saúde no geral. A desidratação provocada pelas bebidas alcoólicas prejudica a circulação e causam retenção de líquidos e ainda por cima, são extremamente calóricas, levando ao acúmulo de gordura.

Se for beber, consuma com moderação e beba água durante o processo para evitar a desidratação.

 

Solução dermocosmética:

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Publicado em:

maio 3, 2019

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