Como realizar uma Black Friday de sucesso na sua Farmácia de Manipulação

A Black Friday está chegando! Uma das datas mais aguardadas do ano para o varejo e seus consumidores.

Uma pesquisa recente do site Reclame Aqui, mostra que mais de 70% dos consumidores brasileiros pretendem comprar nessa Black Friday 2019. Os números também mostram que o evento já foi aderido pela maior parte da população brasileira: mais de 80% dos entrevistados relataram que já compraram em edições anteriores da Black Friday.

As Farmácias de Manipulação também podem embarcar nessa e aproveitar uma das datas mais lucrativas do ano. Nesse post, vamos ajudar você a preparar a sua Farmácia para realizar uma Black Friday de Sucesso, confira as dicas:

 

Planejamento e investimentos de Marketing

Um Planejamento correto e com antecedência permite criar estratégia com eficiência e minimizar possíveis problemas em sua campanha.

Avalie bem o mercado, procure as tendências do momento, confira aquilo que é mais pedido pelos prescritores e analise o que foi mais vendido nos últimos meses. Esses ativos e fórmulas merecem uma atenção especial em sua Black Friday.

Dispare e-mails marketing para clientes cadastrados, envie mensagens para os seus contatos via WhatsApp e disponibilize uma verba de Marketing para investir em mídias pagas como Facebook Ads, Instagram Ads. Se tiver um Web Site, também é interessante informar os seus clientes em uma área de destaque ou uma Landing Page, sobre as suas ofertas. Você poderá promover as suas páginas promocionais utilizando ferramentas como o Google Adwords.

Vista a sua farmácia com a campanha e promoções na parte interna e externa. Flyers, displays take one, banners, cartazes e demais instrumentos de Marketing podem ser utilizados para compor a atmosfera da Black Friday. Os funcionários também poderão “vestir a camisa” literalmente, aderindo à campanha.

IMPORTANTE: Não se esqueça de calcular bem os estoques de ativos, embalagens e demais itens que irão compor as suas fórmulas, afinal, você não vai querer ficar sem aquela fórmula top de vendas nas primeiras horas da Black Friday, não é mesmo?!

 

A Black Friday é o foco

A sexta-feira é o foco, como manda a tradição. Você até poderá realizar uma campanha pré Black Friday, para testar as reações do consumidor e ver os produtos que terão maior adesão à campanha.

Porém, é na sexta-feira de Black Friday que a farmácia deverá fazer os melhores descontos e ofertas para os seus produtos. Nesse dia os clientes vão às compras, prontos para gastar, procurando pelas melhores oportunidades. Portanto, capriche nas promoções!

 

Alinhamento com Vendas

Um dos principais fatores que fazem uma campanha de Marketing falhar, é o alinhamento eficaz de Marketing com Vendas.

Certifique-se que sua equipe de vendas esteja bem alinhada com tudo aquilo que está sendo ofertado on e offline, como prazos, condições de pagamento, e também com o calendário de início e o término das promoções (caso haja condições especiais anteriores ou posteriores a Black Friday).

Isso fará com que o cliente tenha um atendimento mais ágil e eficaz, além de evitar o desencontro de informações.

 

Cuidado com a Black “Fraude”

Quem nunca ouviu falar em Black Fraude, ou então “tudo pela metade do dobro”? Diferente do que acontece tradicionalmente nos EUA, aqui no Brasil nos deparamos constantemente com algumas promoções com baixas margens de desconto e produtos que não compensam ser adquiridos na Black Friday.

Cuidado com esse tipo de promoção, pois no final das contas, algo que poderia ser lucrativo, pode ter um efeito negativo e passar uma imagem ruim para os seus consumidores.

Se ponha no lugar de seu consumidor, e faça promoções que realmente compensem, principalmente no dia de Black Friday. E nada de elevar os preços algumas semanas antes para depois baixar! Pode parecer que não, mas muitos clientes notam essa estratégia, principalmente aqueles que estão se programando a mais tempo para o dia.

 

Campanhas pós-Black Friday

Suas promoções não precisam acabar na última sexta-feira do mês.

É uma ótima estratégia para continuar vendendo aquelas fórmulas que não emplacaram como o planejado, e aliviar os estoques da sua farmácia de manipulação. É de costume aqui no Brasil realizar algumas ofertas após a Black Friday. Você poderá aproveitar este momento estendendo algumas promoções ou realizando novas, para atrair aqueles consumidores que não conseguiram realizar as suas compras no dia.

Esperamos ter ajudado você a preparar uma Black Friday de sucesso para sua farmácia. Desejamos boa sorte, e que tenha sucesso nas suas vendas!

 

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Publicado em:

novembro 14, 2019

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