Como ter uma rotina saudável e ser mais produtivo no Home Office

O Home Office já era realidade para alguns dos trabalhadores brasileiros mesmo antes da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Segundo o IBGE, cerca de 3,8 milhões de pessoas já trabalhavam no conforto de suas casas.

Os dias de quarentena e distanciamento social, trouxeram para muitos brasileiros a realidade desta modalidade de trabalho, sendo ela diferente do que grande parte da população estava acostumada até então. Trabalhar em casa pode até parecer mais fácil, porém, a adaptação ao novo “ambiente de trabalho” pode exigir mais esforços do que se imagina para quem não está acostumado. Distrações podem tirar a sua concentração, no ambiente familiar, muitos são os fatores que podem fazer você perder o foco e caso não tome os cuidados necessários, até a saúde pode ser afetada.

Nesse post, vamos dar algumas dicas para ter uma rotina saudável e também ser mais produtivo no Home Office.

 

1 – Estabeleça uma rotina e monte um cronograma de trabalho

Você deve ter em mente, que grande parte das empresas, fornecedores e clientes, estão trabalhando em horário comercial. Portanto, para ser produtivo, não adianta ter horários malucos ou trabalhar durante a madrugada. Sua rotina deve estar alinhada com a mesma rotina de trabalho que você tinha enquanto trabalhava no escritório.

 

2 – Nada de pijamas

Trabalhar de pijama ou com a roupa de dormir pode até parecer mais confortável, mas você precisa mostrar para o seu cérebro que apenas o ambiente de trabalho mudou, mas a rotina é a mesma. Além do mais, você poderá receber uma chamada de vídeo inesperada, do seu chefe ou de algum cliente importante, e você não vai querer ser pego desprevenido em frente a câmera.

 

3 – Monte seu espaço de trabalho

Ao trabalhar em um escritório o deslocamento de casa até o trabalho, o horário da saída para o almoço e até mesmo o simples ato de levantar da sua mesa e conversar com um colega, ajuda o seu cérebro a se condicionar as tarefas do dia-a-dia, ao trabalhar em casa, você pode ter dificuldade em estabelecer essa relação entre ambiente e trabalho. Portanto, trabalhar na cama nem pensar! Você precisa ter um local para chamar de escritório, e de preferência, sem distrações (como a TV ligada por exemplo). Pode ser a mesa da cozinha, escrivaninha, ou qualquer outro espaço no qual você possa trabalhar tranquilamente e sem interrupções.

 

4 – Se organize

Após estabelecido o ambiente onde será o seu local de trabalho, lembre-se de deixá-lo organizado como em seu escritório na empresa. Deixe seus equipamentos de trabalho, materiais e documentos organizados e com fácil acesso. Nada de deixar itens pessoais por perto! Eles são um chamariz para a distração ao longo do dia.

 

5 – Mantenha-se Motivado

 

Através de uma simples lista de tarefas, você poderá se manter mais organizado, motivado e aumentar a sua produtividade durante o home office. Ao criar a sua lista, pense e liste seus objetivos de longo prazo e as tarefas que deverão ser realizadas (curto prazo) para alcançá-lo. Lembre-se que dividir as tarefas ao longo do dia faz com que você estabeleça pequenas metas e se mantenha motivado, permitindo que você visualize seu progresso diário.

Lembre-se a melhor forma de se fazer listas é digitando ou escrevendo em um caderno, nada de manter sua lista apenas na sua cabeça, riscar o que já foi concluído é sempre gratificante.

 

6 – Cuidado com a Postura

 

Nem todo mundo tem uma cadeira confortável e ergonômica própria para os dias de Home Office.

Caso você não tenha uma cadeira com um bom apoio para as costas e para os braços, você pode colocar uma almofada no encosto da cadeira e caso sinta necessidade, outra no assento. Longas jornadas de trabalho podem afetar a sua coluna caso você não esteja sentado apropriadamente. E cuidado com a postura!

Sentiu dores no final do dia? REPHYLL® pode ajudar você. Clique aqui e saiba mais

 

7 – Deixe claro que está trabalhando

 

Não importa o ambiente escolhido para se tornar o seu espaço de trabalho, se você mora com mais alguém, é preciso deixar claro que você está em sua jornada de trabalho e não pode ser incomodado durante o expediente.

 

8 – Faça pausas

 

Durante a rotina de trabalho no escritório, é normal realizarmos as pausas para o café, conversar um pouco com um colega de trabalho ou ir ao banheiro. No Home Office as pausas também são importantes para manter a produtividade.

Mas cuidado com as distrações e pausas muito longas, lembre-se que você está trabalhando!

 

9 – Cuidado com as longas jornadas de trabalho

 

Lembre-se que como no escritório, você deve respeitar a sua jornada de trabalho. Nada de trabalhar a mais por estar se sentindo entediado ou porque você ama trabalhar (essa é para os Workaholics!!!). Tente trabalhar durante o mesmo período em que trabalhava antes da quarentena, mantendo a sua rotina.

 

10 – Aproveite o tempo livre

 

De fato, quem está de Home Office não precisa perder tempo no trânsito ou no transporte público. Aproveite o tempo extra para realizar as tarefas domésticas, assistir seriados, ler um livro, aprender um novo idioma ou até mesmo adquirir um novo hobby.

Deixe seu comentário!



Publicado em:

abril 30, 2020

Compartilhar

Endereço:

Av. Jabaquara 1771 – Saúde

São Paulo / SP

Telefone / Fax: +55 (11) 3508.0300

Telefone: 0800 940 3210

E-mail: [email protected]

%d blogueiros gostam disto: