ESPECIAL DOS PAIS: para homens que gostam de se cuidar…

O público masculino vem adotando hábitos que visam beleza e bem-estar, afinal, cuidar da aparência é sinônimo de saúde.

Foi-se o tempo em que os cuidados se limitavam apenas a higiene pessoal, e o sabonete era a solução número 1 de beleza, utilizado para o corpo, rosto e em alguns casos, até mesmo os cabelos no lugar do shampoo.

Hoje em dia, eles estão mais vaidosos e estão se tornando mais ávidos por inovações cosméticas. Em resumo, o homem contemporâneo espera produtos personalizados que ofereçam benefícios reais, tanto para o rosto, corpo e cabelos.

 

A barba: veio para ficar.

O corpo masculino tem características únicas, e barba, é uma delas. Ela ajuda a proteger o rosto das agressões externas – como radiação solar e poluição.

O aumento das barbearias especializadas e a força de influenciadores aumentam as oportunidades no segmento. Os produtos para o tratamento e higiene da barba, cabelo e bigode estão em alta, e os lançamentos procuram conquistar o público masculino, oferecendo produtos de alto desempenho e ativos selecionados.

Principais cuidados com a barba:

Para que a barba não fique com aspecto desagradável, ela necessita de cuidados especiais e uma rotina de manutenção adequada. A barba deve ser lavada diariamente e os pelos aparados com frequência.

Por serem mais espessos e mais ressecados que os pelos do couro cabeludo, é importante manter a região sempre hidratada com produtos específicos. Os fios ficarão mais brilhantes, nutridos e fáceis de pentear.

Para quem não gosta de barba: É comum que os homens desenvolvam a pseudofoliculite, pequenas bolinhas vermelhas, que podem apresentar pus. Isso acontece porque os pelos raspados, quando crescem, não conseguem atravessar a pele. Para evitar o problema, é importante aplicar um produto pré-barba, a fim de amaciar os fios. Além disso, indica-se também espumas específicas e dermocosméticos pós-barba, também conhecidos como bálsamos, que acalmam a região.

 

O Rosto: já negligenciado no passado, e agora, o novo queridinho.

A pele masculina é mais áspera do que a pele feminina, pois tem a camada externa mais desenvolvida possuindo maior quantidade de queratina. Assim, os pelos se manifestam mais grossos e abundantes. Outra diferença é em relação a produção de sebo e suor. O homem possui mais glândulas sebáceas em relação a mulher, por isso, sua pele costuma ser mais oleosa, com poros dilatados e tendência à acne. A produção de suor também pode chegar ao dobro da taxa feminina.

Cremes para o rosto também é coisa de homem!

Os dermocosméticos surgem para atender as necessidades da pele masculina, e vem sendo inseridos na rotina do homem moderno. A limpeza, a tonificação, a hidratação e a proteção solar são passos importantes a serem seguidos.

Principais cuidados com a pele:

Entre os principais cuidados com a pele masculina, o uso do filtro solar é primordial, tanto para a proteção contra o câncer de pele quanto na prevenção do envelhecimento precoce.

A higienização com produtos específicos é essencial, já que auxilia no controle do brilho. Um esfoliante pode ser usado semanalmente para diminuir os quadros de foliculite causados pelo barbear.

 

+ Cosméticos naturais, orgânicos e veganos – entenda melhor esta tendência

 

O cabelo: em busca do penteado perfeito.

Um trabalho que vai além das barbearias e é levado para casa. Seguindo a tendência das barbas, shampoos, condicionadores, pomadas e até mascaras, estão entre os itens procurados para manter os cabelos bonitos e os penteados mais firmes.

Os cabelos dos homens são diferentes dos cabelos das mulheres e, por isso, exigem um cuidado especial. Os fios masculinos são mais espessos, mais fortes e o couro cabeludo é, geralmente, mais oleoso.

Principais cuidados com os cabelos:

Na maioria dos casos, a prioridade é controlar o excesso de oleosidade e prevenir a região de doenças como a dermatite seborreica.

Quando os cabelos estão danificadas é um sinal de que precisam de nutrição. Isso normalmente ocorre durante o verão com água do mar ou piscina, sendo imprescindível dar uma atenção especial à região. Aqueles que usam tinturas, fazem descoloração ou algum tipo de alisamento devem hidratar com frequência também.

 

O corpo: da nutrição à estética.

O público masculino está se alimentando melhor, buscando informações, e até mesmo a ajuda de profissionais como nutricionistas, endocrinologistas e fisiologistas do esporte.

Eles estão mais preocupados com o corpo, e não é só por uma questão de saúde, mas também de estética. A busca não se resume apenas a academias, ginásios e academias de crossfit, e se estende até mesmo às clínicas de estética, comprovando essa tendência.

Os nutracêuticos estão na moda. Produtos que aumentam o desempenho, o ganho de massa, e a recuperação muscular são os mais procurados. Correndo por fora, os dermocosméticos entram em cena, atendendo a demanda pelos mais preocupados com a beleza e a saúde da pele.

Principais cuidados com o corpo:

A prática de atividades físicas é benéfica ao corpo humano, mas a rotina de exercícios causa microlesões, fadiga muscular, e libera a ação de radicais livres.

A boa alimentação é primordial, porém, não é a única aliada a prática de atividades físicas. Produtos que cuidam do corpo e auxiliam na recuperação muscular, são importantes para manter o desempenho. Antioxidantes também auxiliam no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento.

Escolher roupas e acessórios adequados para a pratica de cada atividade física é essencial para manter a pele saudável e evitar lesões. O atrito provocado pelo constante contato com as roupas ou a pressão causada pelos pesos nas mãos, podem ressecar ou lesionar a pele nas regiões atingidas. Portanto, além das roupas, se deve manter as regiões de atrito sempre hidratadas antes da rotina de exercícios físicos.

Após a prática da atividade física, é importante retirar as roupas imediatamente, para que a pele respire, e tomar um banho de água morna (nunca quente!). Isso evita a proliferação de bactérias provenientes da sudorese, que podem causar processos inflamatórios como a foliculite, principalmente nas regiões onde se concentram a maior quantidade de pelos. Uma boa higienização durante o banho com sabonetes adequados, ajuda a desobstruir os pores e remover a oleosidade, restaurando a estrutura natural da pele.

 

 

Deixando a vergonha e os antigos costumes de lado, o homem se cuida também. E não é só por estética, é saúde!

Para se cuidar, basta começar!

Deixe seu comentário!



Publicado em:

agosto 10, 2018

Compartilhar

Endereço:

Av. Jabaquara 1771 – Saúde

São Paulo / SP

Telefone / Fax: +55 (11) 3508.0300

Telefone: 0800 940 3210

E-mail: [email protected]

%d blogueiros gostam disto: