A importância de realizar um check-up médico anual

Você costuma a fazer exames de rotina anuais? Não importa se você é homem, mulher, tem 20, 30, 40 ou 50 anos de idade, o ideal é que seja feito um check-up uma vez ao ano. Mesmo que você esteja se sentindo muito bem, realizar alguns exames propicia uma análise mais assertiva para os fatores de risco para a sua saúde, além de detectar e prevenir possíveis doenças.

Quando realizamos exames preventivos, podemos detectar doenças silenciosas ainda em sua fase inicial. Colesterol, diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo vários tipos de câncer podem ser detectados precocemente, facilitando as possibilidades de cura.

A importância desse check-up se torna ainda maior para pessoas que possuem algum fator de risco para a saúde. Um médico poderá determinar quais são e qual a frequência dos exames necessários para quem possui fatores de risco como:

 

São considerados fatores de risco

– Fumantes
– Sobrepeso e Obesidade
– Sedentários
– Histórico de doenças na família
– Má alimentação
– Apresentar alguns sintomas frequentes como dores pelo corpo, palpitações ou taquicardia, fraqueza, fadiga, entre outros.

 

Exames que podem ser pedidos para o check-up

Na consulta médica, o clínico geral ou o médico de família fará um diagnóstico levando em conta o histórico de família e vai solicitar uma série de exames de acordo com o que julgar necessário. A lista de exames pode variar de acordo com o sexo, idade e outros fatores detectados em consultório médico.

Os exames mais comuns são:
– Exame de pressão
– Exame de fezes e urina
– Exame de sangue
– Raio X (principalmente do tórax)
– Eletrocardiograma
– Glicemia

Para as mulheres, podem ser solicitados exames ginecológicos específicos como:

– Mamografia
– Papanicolau
– Ultrassonografia da mama e/ou pélvica
– Histeroscopia

Para os homens, dependendo da idade e do histórico familiar, também poderá ser solicitado o exame de próstata em seu check-up.

Consulte o seu médico e faça os seus exames regularmente. Prevenção é o melhor remédio!

Deixe seu comentário!



Publicado em:

outubro 17, 2019

Compartilhar

Endereço:

Av. Jabaquara 1771 – Saúde

São Paulo / SP

Telefone / Fax: +55 (11) 3508.0300

Telefone: 0800 940 3210

E-mail: [email protected]

%d blogueiros gostam disto: