12 benefícios da água de coco

pesar de ser uma bebida tradicional do Brasil, a água de coco tem visto seu consumo aumentar no mundo todo e virar um queridinho fitness. Com em média apenas 40Kcal em 200ml e contendo mais potássio do que quatro bananas, a água de coco é fortemente recomendada, entre outras coisas, para a saúde da pele e a hidratação do corpo. Além de ser saborosa, o líquido tem pouquíssimas calorias, baixo teor de sódio e contém carboidratos fáceis de ser digeridos em forma de açúcar e eletrólitos. Além disso, ela é perfeita para atletas, pois é altamente hidratante.

Entenda para que serve e quais os benefícios da água de coco para saúde e boa forma.

 

Corpo hidratado

Para manter a pele jovem e o metabolismo ativo é preciso ingerir muita água e o líquido que vem dentro do coco é 95% água. Além disso, durante a atividade física, o corpo perde muitos minerais pelo suor que precisam ser repostos. Mais do que bebidas energéticas, a água de coco repõe esses minerais rapidamente: são 294 mg de potássio com apenas 25 mg de sódio e 5mg de açúcar natural em um copo. A água de coco também é ideal para casos de desidratação, pois ainda provê aminoácidos, enzimas e ácidos gordos sem encher a pessoa de sódio como alguns soros.

 

Menos cansaço e estresse

Os eletrólitos presentes na água de coco, como o magnésio e potássio, também são responsáveis por reduzir o cansaço, diminuir o estresse e manter os músculos relaxados. O magnésio atua diretamente no sistema nervoso parassimpático, que ajuda as pessoas a relaxarem, além de ajudar a produzir a seretonina – hormônio que cria a sensação de bem-estar.

 

Auxilia na perda de peso

A água de coco é uma incrível alternativa para outras bebidas que iriam encher seu organismo de calorias e açucares. Ela tem poucas calorias, é rica em nutrientes e suprime o apetite pois contem alto teor de fibras. Ou seja, você pode beber água de coco a vontade sem medo de ganhar uns quilinhos a mais.

 

Propriedades antienvelhecimento e atua na prevenção do câncer

Pesquisas recentes apontam que citocininas da água de coco como a cinetina e a trans-zeatina tem propriedades antienvelhecimento e previnem contra câncer e trombose. Além disso, a água de coco é rica em antioxidantes em geral, que evitam os malefícios dos radicais livres e evita o envelhecimento precoce da pele e a criação de células cancerígenas.

Além das propriedades dessas substâncias, a água de coco mantém a pele hidratada e limpa, pois ela ajuda a eliminar a oleosidade excessiva do corpo.

 

Facilita digestão

Por ser rica em fibras, a água de coco ajuda a regular o processo de digestão e diminui a chance de refluxos. Além disso, uma dieta rica em fibras retarda a absorção dos carboidratos, ajudando na dieta, e mantém a sensação de saciedade por mais tempo.

 

Benefícios para o coração

Um estudo de 2005 descobriu que após consumir água de coco por duas semanas, a pressão arterial sistólica das pessoas diminuiu 71% a mais do que as que beberam apenas água e a pressão arterial diastólica, diminuiu 29% a mais. Isso acontece principalmente pela alta quantidade de potássio presente na bebida.

Além disso, uma quantidade muito alta de eletrólitos pode aumentar a pressão sanguínea – um perigo nas bebidas energéticas. A água de coco oferece uma quantidade adequada desses eletrólitos, ajudando a equilibrar a presença deles no organismo.

 

Cérebro e sistema nervoso saudáveis

A água de coco é riquíssima em potássio, que é essencial para o cérebro e o sistema nervoso funcionar bem. Um copo de água de coco irá oferecer 13% do potássio necessário durante todo o dia.

 

Ajuda na prevenção de asma, diabetes e osteoporose

Entre os nutrientes que a água de coco oferece, está o magnésio, que possui propriedades que evitam doenças como asma, diabetes e osteoporose. Estudos apontam que apenas 32% das pessoas consomem a quantidade de magnésio necessária para se manter saudável e um copo de água de coco provê 14% do que o corpo precisa no dia.

 

Desintoxicação

Para se desintoxicar, o corpo precisa de muita água e dos nutrientes certos. Se o corpo não consegue fazer essa limpeza, as toxinas podem causar problemas sérios no fígado e no rim, entre outros problemas, como problemas de pele. Além de ser uma incrível fonte água (95%, como dito acima), a água de coco tem um perfil de eletrólitos muito parecido com o sangue humano, então ela repõe rapidamente os fluidos do corpo e ajuda a remover as toxinas.

 

Acelera o metabolismo

Entre os benefícios da água de coco está a aceleração do metabolismo. Isso acontece por causa da presença de enzimas bioativas, tais como fosfatase ácida, catálase, desidrogenase, diastase, peroxidase, ARN-polimerases, etc. Um metabolismo rápido quer dizer que o corpo queima calorias mais rapidamente, impedindo que elas se acumulem e virem gordura.

 

Colesterol equilibrado

A água do fruto ajuda a aumentar o bom colesterol (HDL). Uma pesquisa descobriu que ratos que bebem água de coco tem menos chance de ter um ataque cardíaco. Isso acontece principalmente porque a água de coco diminuiu o colesterol ruim. Além disso, quando os ratos sofriam um ataque do coração, a bebida ajudou na recuperação mais rápida graças ao potássio, cálcio e magnésio presentes.

 

Rins saudáveis

Por ser um diurético natural, evitar infecções urinárias e pedras nos rins está entre os benefícios da água de coco. Pesquisadores filipinos descobriram que beber água de coco pelo menos três vezes por semana diminui o tamanho das pedras nos rins e a necessidade de cirurgia.

 

Deixe seu comentário!



Publicado em:

dezembro 21, 2018

Compartilhar

Endereço:

Av. Jabaquara 1771 – Saúde

São Paulo / SP

Telefone / Fax: +55 (11) 3508.0300

Telefone: 0800 940 3210

E-mail: [email protected]

%d blogueiros gostam disto: