Cinco motivos para cuidar bem do seu intestino

Você sabia que mais de 80% da serotonina, substância responsável pela nossa sensação de bem-estar, é produzida pelos intestinos?

Não por acaso, muitos especialistas costumam dizer que o órgão é nosso segundo cérebro e que se ele funciona bem, nossa qualidade de vida aumenta consideravelmente.

Diante disso, separamos cinco motivos para você cuidar bem do seu intestino. Confira:

  • Nosso cérebro está em constante comunicação com o intestino. Esse é um dos motivos que faz com que aconteçam alterações intestinais sempre que passamos por alguma situação de ansiedade;
  • É o intestino que recebe os nutrientes necessários para garantir nossa nutrição. Ele também é responsável por metabolizar essas substâncias, transformá-las em algo útil ao nosso organismo e produzir energia para o funcionamento do nosso corpo;
  • Nosso intestino tem participação ativa e importante nas funções endócrinas (hormonais) e imunológicas, eliminando tudo aquilo que o nosso corpo não precisa;
  • É ele que nos ajuda a manter a quantidade de sangue que circula em nosso corpo. Por isso desidratamos quando temos diarreia e vômitos;
  • Acredita-se que aproximadamente 70% das células imunes estão presentes na mucosa intestinal. Por isso, um intestino saudável, com a presença de bactérias boas, dificulta a proliferação e crescimento de micro-organismos que causam doenças.

Para manter nosso intestino saudável, é fundamental que tenhamos uma alimentação variada, com diferentes fontes de nutrientes, ingestão de água satisfatória (1,5 a 2 litros por dia) e exercícios físicos regulares.

Além disso, os especialistas indicam que nossa dieta inclua uma quantidade diária de 25 a 30 gramas de fibras e que sejam evitados os alimentos industrializados, os embutidos e as conservas.

Uma alimentação irregular pode facilitar a ocorrência de problemas como distensão abdominal, dor, flatulência, constipação ou diarreia. Nesse caso, suplementos probióticos e prebióticos podem ajudar a reduzir o mal-estar e restabelecer o equilíbrio da flora intestinal.

____

Se você é prescritor ou farmacêutico, conheça o Olix 95, um prebiótico seletivo que exerce boa influência sobre a saúde da microbiota intestinal, estimulando o desenvolvimento das bactérias benéficas que inibem o desenvolvimento de bactérias patogênicas e suas toxinas.

Deixe seu comentário!



Endereço:

Av. Jabaquara 1771 – Saúde

São Paulo / SP

Telefone / Fax: +55 (11) 3508.0300

Telefone: 0800 940 3210

E-mail: [email protected]

%d blogueiros gostam disto: