Páscoa: Sabia que o chocolate pode fazer bem a saúde?

Abril chegou e com ele vem também uma das datas mais deliciosas do ano e claro, acompanhada de muito chocolate: a Páscoa!!! Muitas pessoas acreditam que chocolate é um vilão na alimentação e que seu consumo pode ter como consequência o famoso ganho de peso indesejado, mas vale lembrar que o Cacau é uma fonte riquíssima de nutrientes e quando consumido com moderação pode trazer diversos benefícios à nossa saúde.

A matéria prima base para fabricação do chocolate é a semente do cacau, que é grande fonte de nutrientes como por exemplo os polifenóis, que são substâncias ricas em antioxidantes e trazem grandes benefícios à saúde. É também fonte de magnésio e triptofano, substâncias que estimulam a produção de endorfina e serotonina (responsáveis pela sensação de prazer e bem estar).

 

Quais são as opções encontradas no mercado?

Atualmente no mercado existem diversas opções com diferentes teores na concentração de cacau, mas você sabe qual é a diferença entre eles?

O chocolate conhecido como “ao leite” é composto por massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite. Portanto, trata-se de um alimento com alto valor calórico e poucos benefícios provenientes do cacau, já que em sua composição há uma grande mistura de ingredientes e a proporção de massa de cacau, que é a parte nutritiva, acaba sendo baixa.

Outras opções são os que possuem concentração entre 50 e 100% de Cacau, são os mais conhecidos como “meio amargo” ou “amargo”. Nestes, a composição baseia-se em massa de cacau, manteiga de cacau e açúcar, lembrando que quanto maior o teor de cacau, ou seja quanto maior quantidade de massa de cacau, menos gordura e açúcar ele terá.

Existe também o chocolate branco que é composto por manteiga de cacau, leite e açúcar, ou seja, possui baixíssima concentração de nutrientes e alto valor calórico pois em sua composição não há massa de cacau.

Uma outra opção bem saudável é o chocolate funcional. Geralmente em sua formulação não contém açúcar, gordura trans, gluten ou lactose, ideal para quem quer manter a saúde e aproveitar todos os benefícios deste alimento. Além disso, é um produto que pode ser manipulado em farmácias especializadas, sendo possível enriquece-lo com vários ativos como compostos bioativos, probióticos, compostos vitamínicos, dentre outros.

 

Chocolate pode sim! Mas com moderação.

O chocolate é um produto que pode ser consumido diariamente desde que sejam escolhidas opções com maior percentual de cacau e é claro, mesmo sendo nutritivo é considerado calórico até mesmo nas opções com alta concentração de cacau. Portanto, em dietas restritivas deve-se consumi-lo com moderação. Na dúvida converse com seu Nutricionista, ele poderá elaborar um plano alimentar adequado à sua saúde e é claro, se possível incluir um pedacinho de chocolate no seu dia.

 

 

 

 

 

 

 

 

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Publicado em:

abril 11, 2019

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